domingo, 2 de dezembro de 2012

O Quebra Nozes

Visitem também: frasesdeumabailarina.tumblr.com


Já é dezembro, e com esse mês vem as apresentações e as festas de fim de ano, em especial O natal. Falar de natal me lembra do ballet O Quebra Nozes que é um dos ballets de repertórios mais bonitos. Esse ballet de repertório conta a história de clara que ganha um bonequinho no natal e acaba vivendo aventuras com ele. É bom para assistir nesse natal com as crianças pois é uma história bem legal para elas, e é bom para os adultos também.

                                                                 

Libreto
    Ato I - Cena I
         Em uma festa de natal, Clara Stahlbaum, recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes, em forma de soldadinho. As crianças passam a festa com a atenção voltada para Drosselmeyer, que mostra mágicas e danças, além de um teatro de fantoches.

       
         Ao terminar a festa, todos vão dormir, mas Clara não consegue parar de pensar em tudo que havia acontecido naquela noite. A menina volta à sala, para ver seu presente e acaba adormecendo. Sonha com um exército de ratos invadindo a sala, e para defende-la, um exercito de soldadinhos de chumbo comandado pelo Quebra-Nozes. O Rei dos Ratos fere o boneco que ,desarmado, está prestes a perder a batalha. Nesse momento, Clara atira sua sapatilha no Rato, salvando o Quebra-Nozes.



  
Ato I -  Cena II
         Clara sente a presença de seu padrinho, e magicamente o boneco é transformado em um belo príncipe. Ela é conduzida ao Reino das Neves.

                                                  
Ato II

    Logo em seguida, ao chegar no Reino dos Doces, conhece a Fada açucarada, a qual homenageia Clara com uma grande festa.


         Danças de diversas regiões são executadas, simbolizando o chocolate, o café, o marzipan, o chá, etc. No final a Fada Açucarada e o Príncipe dançam o grande Adágio.
         A menina começa a ficar sonolenta, retornando a um sono profundo. Quando amanhece Clara é encontrada pelos pais dormindo ao pé da árvore de Natal, abraçada ao quebra-nozes.




O solo da fada açucarada é um dos mais famosos, achei esse vídeo na internet de uma das variações:




Achei também o ballet todo, foi filmado do Marinsky theatre:




Curiosidades:
 O Quebra-Nozes foi um ballet que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França. A começar pelo seu coreógrafo, Lev Ivanov, que era russo e discípulo de Marius Petipa. Quando este perdeu seu interesse pela obra, por seu caráter infantil, Lev Ivanov assumiu a coreografia da obra. Foi a segunda composição de Tchaikovsky para ballet, e considerada um dos mais perfeitos casamentos entre coreografia e música, pois nenhum dos dois se sobressai em relação ao outro.



O Quebra nozes no cinemark:
O cinemark está fazendo uma temporada com várias apresentações do royal opera house, e uma delas vai ser O Quebra Nozes, vai ser um ballet em dois atos de 2h e 10 min. (incluindo um intervalo)
Trailer:





Quem quiser mais informações é so clicar no link: site da apresentação do royal opera house do cinemark



Fonte: bailarinas.kit.net e cinemark



2 comentários:

Unknown disse...

Sou muito fã do seu blog! Tenho todo o festival de 2008 feito pelo Royal Bellet!

Unknown disse...

Olá! Estava criando uma entrada no meu blog de música clássica justamente pelo natal sobre o quebra nozes e achei seu blog, tomei a liberdade de "linkar" seu blog no meu artigo. Se houver algum inconveniente com isso posso retirar.

O link é http://www.culturaclassica.com.br/?p=305 te convido a visitar-lo e conhecer-nos!

Postar um comentário