terça-feira, 26 de julho de 2011

Exercícios IV Battement Tendu



Ordenação dos Exercícios na Barra: 4- Battement Tendu
O battement tendu inicia-se na 5ª posição podendo ser trabalhado em croix (devant-à La seconde – derrière), e também alternando o trabalho com a perna de base. O que servirá para certificar-se da correta colocação do corpo, no seu eixo de base com a perna suporte, trabalhando simultaneamente, a transferência de peso de uma perna para outra. 
O battement tendu é uma pequena batida realizada à terre no battement tendu, o corpo deverá estar sustentado, ereto e alongado, cuidando para que a 5ª posição esteja perfeitamente cruzada e estabilizada com comodidade – (rotação de em dehors, do topo da perna no calcanhar; calcanhares e dedos pressionando o chão; joelhos perpendiculares ao 2º e 3º dedos do respectivo pé; tornozelos para cima sustentando o arco do pé; pés alongados completamente sobre o chão, tronco alongado, retirando o peso de sobre o quadril, o que permitirá um alongamento maior das pernas, facilitando a saída e a volta da perna em movimento, cruzando e encaixando claramente a 5ª posição).
O battement tendu é o alongamento das pernas (musculatura interna, tendão de Aquiles, musculatura posterior) e pés (arrastando calcanhar. ½ ponta, ponta, sobre o chão, alongando o arco, o colo e os dedos do pé), La seconde, derrière, sem tirar os dedos do chão. O peso do corpo estará na perna suporte mantendo toda estrutura, uma perfeita linha de alongamento.
O movimento inicia-se pelo calcanhar e finaliza com a continuação dos dedos. O trabalho de alongamento é feito com continuidade, sem grampear ou resumir a elasticidade da musculatura, mantendo no entanto, a posição fixa do quadril, desenvolvendo o alongamento do topo da perna aos dedos do pé. É importante considerar sempre o trabalho dos pés, observando em cada movimento dos pés, a passagem e cada posição, desalongando-os, pois os nossos pés são nosso contato de apoio, equilíbrio e impulso sobre o chão. O bailarino necessita sentir um consistente alongamento do tronco, pernas, pés, sentindo-os como uma continuação da perna, alongando-os debaixo dos dedos, sem precisar crispá-los no chão, tentando apoio ou mesmo equilíbrio.
Observações:
Battement tendu devant: o movimento é levado pelo calcanhar, meia ponta, ponta (dedos alongados – arco do pé sustentando calcanhar para cima, sustentando rotação de em dehors), voltando pela ½ ponta, calcanhar.
Battement tendu à la seconde: o movimento é levado pelo calcanhar, meia ponta, ponta (sustentando a rotação de em dehors), volta pela meia ponta, calcanhar.
Battement tendu derrière: o movimento é levado pela meia ponta, ponta (sustentando a rotação de en dehors, de toda perna ao calcanhar – quadril para baixo, tronco alongado) voltando pelo calcanhar.
O battement tendu pode desenvolver-se com uma dinâmica lenta e com dinâmica rápida. Sendo que a primeira facilitará o alongamento e fortalecimento dos pés e das pernas, trabalhando com calma, clareza e precisão a continuidade do movimento, o controle do impulso empregado na ida e na volta. Possibilita ainda um cuidadoso trabalho de eixo suporte e transferência de peso.
O movimento desenvolvido com dinâmica rápida, testará a vitallidade, o embasamento, o alongamento e a rapidez das pernas e dos pés, assim como a clareza das posições, transferências de peso, eixo e a acentuação do movimento. O movimento não deve ser preso tensionado, mas ao contrário, ágil e vivo.
Função do Battement Tendu
Trabalho de embasamento muscular da pernas e pés, alongamento dos mesmos, trabalho de rotação de em dehors, clareza no deslocamento dos pés pelo chão, controle e continuidade do movimento, clareza na acentuação rítmica do movimento, trabalho de eixo, perna de base e transferência de peso.

6 comentários:

Beatriz disse...

Oi, Jú, aqui é a Bia,
é claro que pode participar, não esuqeça de colocar o selo no seu blog!
Bjs, Bia

Sofia disse...

Olá (:
Olha com que idade começaste em pontas? E queres ser bailarina profissional? :D

júuh disse...

Oi sofia! Comecei esse ano na ponta, e sim quero muito ser bailarina profissional, se quiser me dar algumas dicas, eu aceito

Sofia disse...

ah eu tambem começei este ano :D Que idade tens?

Eu dicas, bem é treinar muito e nao te esqueceres do porque de teres começado isto tudo. Muitas vezes ficamos obcecados com os treinos e esquecemo nos do nosso amor por isto. (:

júuh disse...

Eu tenho 15 e vc?
Vou tentar seguir suas dicas. ;D

Sofia disse...

Eu vou fazer 15 em Setembro :D

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